Quem Somos

A Iniciativa para a Democracia e Cidadania (IDC) é uma associação, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, sem fins lucrativos. A IDC é uma instituição com a sede em Maputo, capital da República de Moçambique.

MISSÃO
Promover a  democracia e os direitos humanos a através de pesquisas, monitoria de políticas públicas, reforço da cidadania e capacitação.

VISÃO
Um mundo onde as pessoas usufruam uma plena democracia e gozem efectivamente os direitos humanos.

VISÃO ESTRATÉGICA
Ser referência nacional e continental em pesquisas e advocacia. Ser repositório de experiência, informação e conhecimento sobre problemáticas de boa governação, participação politica, direitos humanos, acesso à informação e mobilidade humanos.

OBJECTIVO ESTRATÉGICO
O objectivo central do presente Plano Estratégico é o de orientar as actividades da IDC com vista a  contribuir para melhoria da actividade governativa, participação, mobilidade humana e direitos humanos  através de resultados de pesquisas aplicadas e de publicações científicas.

No âmbito dos seus objectivos, a IDC procura alargar o espaço de debates de ideias sobre questões de boa governação, direitos humanos, migrações, refúgio, asílo político, acesso à informação, paz e meio ambientes, através de lobby e advocacia, identificando boas práticas com o intuito de influenciar positivamente o comportamento das instituições públicas e privadas, no sentido de reforçar o processo de responsabilização e transparência.

VALORES
Os Valores  da  IDC,  são  produto  de  convicções partilhadas  pelos  membros  que  a  fundaram  e que  a  constituem.  Representam as expirações, desejos  daquilo que somos,  o  que  queremos  ser, como  queremos  ser,  como  queremos  estar  e o  que  queremos  fazer  como  organização personalizada  pelos  seus  membros,  devendo estes  valores    também  serem partilhados  pelos seus parceiros, destacando:
  • Valorização da actividade intelectual e científica;
  • Rigor, verticalidade e independência no processo de produção de conhecimento científico;
  • Inter e multidisciplinaridade nos estudos e pesquisas;
  • Sistemática problematização dos fenómenos sociais;
  • Abertura, transparência e partilha de informação.
  • Solidariedade e respeito pela dignidade humana;
  • Respeito  pela  igualdade  de  direitos  e oportunidades entre os cidadãos;
POR QUÊ SOMOS DIFERENTES?
As pessoas questionam, o que nos tornar diferentes de outras ONG´s nacionais e internacionais, cujo trabalho está assente na promoção e defesa da Boa Governação, Participação Política, Acesso a Informação, Direitos Humanos e Mobilidade Humana. A nossa resposta é a seguinte:

Primeiro: somos diferentes porque baseamos o nosso trabalho na pesquisa experimental e não em publicações cuja qualidade e fiabilidade são duvidosas. O nosso trabalho baseia-se em estudos que procuram trazer a tona as violações dos princípios democráticos e dos direitos humanos;

Segundo: somos diferentes porque a advocacia, formação e publicações de livros científicos é o centro das nossas actividades, com o objectivo de contribuir para a boa governação e respeito e gozo dos direitos humanos;

Terceiro: somos diferentes, porque somos uma organização não-governamental, sem filiação partidária, movimentos de pressão de carácter políticos e/ou grupos que violam os direitos humanos.